Os dez mandamentos para economizar água
Colabore, adote o Uso Social da Água
Evite o desperdício, seguindo os dez mandamentos.
1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
Campanha pela preservação dos recursos hídricos
A campanha pela preservação dos recursos hídricos é que tem que preservar as nascentes e matas ciliares,conservando as matas e toda a vegetação natural que compõe as bacias hidrográficas.Um projeto de autoria dos deputados Sérgio Ricardo (PR) e José Domingos (DEM) alerta o governo estadual para a criação de campanhas permanentes de revitalização de rios e lagos em Mato Grosso.
A proposta prevê a participação de pessoas jurídicas, físicas e públicas, em ações que ajudem na recuperação dos recursos hídricos no estado. No projeto os dois deputados propõem que a iniciativa privada participe por meio da doação de recursos financeiros, equipamentos, mão-de-obra e outras formas estabelecidas em regulamento e de acordo com a legislação em vigor.
A forma de participação das empresas privadas e dos órgãos da Administração Pública será estabelecida por decreto do Executivo.
É uma forma de alertar a todos sobre a necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos”, disse Sérgio, que ao longo dos últimos oito anos tem legislado em defesa do Meio Ambiente, tendo como principal mote, os rios de Cuiabá e interior do Estado.
“Não podemos achar que o que já foi feito garante a preservação do nosso Meio Ambiente. Vamos nos empenhar para aprovar mais esse mecanismo de defesa da natureza”, afirmou Sérgio.
José Domingos acredita que a aprovação do projeto reforce o processo de conscientização das autoridades e a população mato-grossense. Segundo ele, a iniciativa ajuda a manter as riquezas naturais para futuras gerações que vão ter um meio ambiente equilibrado.
“A proposta tem por objetivo promover de forma permanente a conscientização dos nossos mananciais”, disse Domingos.
Fonte:Google
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário